Programa Canta, Conta, Cura

O Programa Canta, Conta, Cura, em andamento desde janeiro de 2013, nasce de uma parceria entre Instituto Conviver Saúde, AMA (Assistência Multidisciplinar ao Adolescente) e SES (Secretaria de Estado da Saúde). É patrocinado pelo Núcleo Catarinense de Decoração.

Conta com três grupos terapêuticos: um com crianças, um com adolescentes e um com as famílias desses mesmos jovens. Todos encaminhados pelos profissionais do AMA - psiquiatria , neurologia e pediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão e outros agentes sociais, como conselhos tutelares de diferentes municípios.


O Programa Canta, Conta, Cura utiliza a música e a contação de histórias como ferramenta psicoterapêutica e psicoeducativa. Participam crianças e jovens vivenciando diferentes problemas: transtornos de conduta, conflitos familiares, abandono escolar, adoecimentos crônicos e deficiências.  Nossas intervenções têm procurado capacitá-los ao enfrentamento, à adequação social/familiar e à educação de condutas psico-afetivas ajustadas e saudáveis. Oficinas de música e desenho fazem parte do Programa Canta, Conta, Cura.


As famílias atendidas pelo programa Canta, Conta, Cura encontram um espaço de troca, diálogo e orientações. O público vêm aumentando gradativamente e o espaço vem se consolidando como um lugar de vínculos solidários.